segunda-feira, 22 de março de 2010

Cortar chapas de aluminio com oxi-corte CNC

Falamos com o Aldrem no SIA, ele trabalha com dobra e corte de chapas de metal. Nessa empresa tem uma maquina de oxi-corte que funciona da seguinte forma: imprime-se o contorno da peça a ser cortada e coloca-se na parte da maquina que "lê" os contornos e comanda a chama que corta as chapas, ou seja, ela pega um desenho e corta igual. muito mais simples que os CNCs de input numerico mesmo.

O Aldrem inclusive nos mostrou um projeto de uma espada feita de ferro, cortada e dobrada la mesmo. Muito interessante o processo e imagino muitas coisas de cosplay sendo feitas lá.

O custo do processo de corte não é tão caro, o mais caro é o preço da chapa de Alumínio que nós orçamos em 390 reais uma chapa de 1,20X3,00 m numero 16 que tem a espessura necessária pra se manter sem dobrar e não é grossa demais pra ficar pesada. Algumas peças até poderiam ser feias na chapa 18 (R$ 320,00) que é mais fina, porem peças grandes como as ombreiras poderiam ficar flexíveis demais.

O orçamento passando de 500 reais pra um teste ficamos com um pé atrás pra tentar esse metodo e vamos continuar procurando meios de construir as armaduras.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Ombreira direita de Alumínio


Hoje eu cortei uma chapa de alumínio no formato da ombreira direita para ter algumas noções de tamanho e se o alumínio sustenta sem dobrar.

o que eu achei é que o metal em chapa é razoavelmente dificil de se trabalhar devido a essa característica de folha. Como em uma folha de papel o aluminio também se sustenta se vc segurar a folha de um jeito e dobra se segurar de outro, isso pode gerar dificuldades em se trabalhar com peças com curvas, ou para se manter ela bem retinha.

e depois de pronto e colado provisoriamente com fita adesiva (DUREX duh) eu percebi que seria muito mais eficiente na hora de colar se eu tivesse feito abas para colar igual a papercraft seria bem mais fácil, entao o proximo prototipo tera as abas e pra esse ja feito eu irei fazer pequenas cantoneiras de aluminio para colar.

Aproveitando o post, testamos também o vidro líquido na peça de massa plástica que fizemos ontem e pintamos com spray verde.
Amanha vamos ver os resultados, afinal 24h para secagem para toque e 72h total.

Teste da massa plástica

Usamos a Cola Plástica Universal da Anjo. O catalisador veio em pasta o que ajuda muito para misturar e nao colocar demais, o que resultaria em um secagem rapida demais.
Fizemos o teste com um pouco de massa plastica em um pedaço de EVA direto sem tratamento nenhum. O papel mache não estava seco o suficiente para aplicar o teste nele também entao passamos o teste dele para outro dia.
Após a secagem da massa plastica, ela foi lixada com lixa d'agua 80, depois 220 , depois 400 ate conseguir uma superficie lisa, porem nao nos preocupamos em deixar ela reta nem totalmente lisa, apenas o suficiente para ver a cor da tinta spray nela.

Eis o resultado do teste.
Aparentemente a pintura não ficou boa devido ao fato de ter sido pintada com a peça ainda úmida. A superfície da massa plastica lixada ficou bem lisa e eu esperava um resultado melhor da tinta spray nesse caso.

esses foram os teste primarios em papel mache.
tentamos fazer uma peça lisa como uma chapa, uma esculpida, mas com o corpo largo e outra esculpida com o corpo delgado pra ver detalhes como resistencia do material tempo de secagem e flexibilidade.
já foram 2 dias e ainda nao secaram completamente.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Teste do vidro líquido

Hoje eu fiz o teste do vidro líquido em 2 peças que foram tratadas de maneira diferente pra ver a reação do vidro liquido no aluminio pintado com spray e lixado e no não lixado.

o vidro líquido que é uma resina de alta transparência, se mostrou bem mais liquida que o esperado resultando em grande parte dela escorrer da peça, como o tempo de secagem é de 24horas para manuseio e 72h final, ainda nao sei se vai fcar bom, ou se vai ter diferenças de relevo na peça.

O mais importante nesse teste é a cor da peça e o brilho.

amanha eu posto fotos de como ficou.

Testamos também o papel machê, amanha vamos aplicar masa plástica e lixar pra aplicar o spray também. Vou postar fotos de todas as etapas.

terça-feira, 2 de março de 2010

Materiais de teste


Começando os testes em materiais pras armaduras.
Compramos papel machê, spray verde pra armadura do dragão, alumínio, vidro líquido e vários tecidos dourados e prateados pra teste também.
O primeiro teste foi o de spray verde no alumínio direto, ainda vamos fazer o papel machê com massa plástica pra pintar com spray, mas ainda estamos esperando a massa plastica chegar.

O próximo teste vai ser lixar com lixa d’agua 400 pra aplicar o vidro liquido. O Vidro Líquido é uma resina epoxi de alta transparencia, nunca usei isso antes entao vai ser o primeiro teste com esse material, mas nos exemplos prontos que vimos ele dá um brilho vitrificado muito interessante.
Gostei muito do tom do verde no alumínio direto, vamos ver como vai ficar depois de lixado e aplicado o vidro liquido.

Armaduras de Cavaleiros


Nosso primeiro assunto no Armaduras Cosplay vai ser, é claro, sobre as armaduras de Cavaleiros do Zodíaco que estamos montando. O primeiro projeto vai ser das armaduras do Dragão, Virgem, Cisne e Fenix.

O projeto não tem data pra estar pronto, apesar que esperamos estar pronto a tempo da Otacon DF que não tem data marcada ainda, mas costuma ser em outubro.

Quem gostar do assunto, pretender fazer uma armadura pra cosplay também, ou já tiver feito e quiser contribuir seja bem-vindo para comentar.