sábado, 23 de junho de 2012

Materiais pra acabamento de Armadura de Ouro

Umas das principais preocupações de se fazer uma armadura de ouro, (e se vc nao sabe do que eu estou falando pode dar rage quit no blog) é sem dúvidas como fazer o acabamento dourado da armadura. Provavelmente o material mais utilizado em cosplays por aí, é o spray dourado da linha Metallik da marca Colorgin, porém , mesmo esse spray nao deixa um tom tao metalico, que pra diferenciar eu vou chamar de agora em diante de espelhado.

o tom espelhado geralmente é conseguido usando processos mais complicados e caros, como usar fibra de vidro e fazer uma pintura automotiva que além de caro envolve ferramentas as vezes nao tao acessiveis, como compressor, pistola, lixadeira, politriz e por aí vai. a grande desvantagem de se usar fibra é que o cosplay fica rigido, desconfortavel, pesado e quente. por isso a maioria das pessoas cai no lugar comum e manda ver no EVA.

quais as vantagens e desvantagens do processo mais comum de se trabalhar com EVA? facilidade de uso, vc corta com tesoura mesmo, impermeabiliza com cola branca, fica mais barato, fica flexivel, velcro vc cola, botao vc cola, e manda ver no spray no final. mas o acabamento nao fica espelhado.

entao vem a solução copiada dos asiaticos: cobrir o EVA com algum material que já tenha a cor e o acabamento espelhado.

existem varios desses no Brasil, nao precisa correr pra china pra comprar nao. eu trouxe aqui alguns exemplos dos materiais que eu tenho comigo.




 Vinil Metalizado auto-adesivo dourado e prateado (rolos)
Couro metalizado 1 (centro)
Couro metalizado 2 (centro embaixo)


aqui uma visao mais afastada pra ver o efeito

esse vinil eu encontrei em uma loja de suprimentos pra comunicação visual. entao lá tem chapas de acrilico, de poliestireno, uma cacetade de vinil. Custa 13 reais o metro
pra quem é de Brasilia, fica em Taguatinga, pistao sul ao lado da UCB (católica) telefone: 33565641 Comercial Paulista

O couro metalizado 2 é o que eu usei pra minha armadura de ouro de Libra 

esse couro eu comprei na Comercio de Couros HM na celiandia custa 20 reais o metro

O couro metalizado 1 foi usado na Amazona de câncer. dá pra ver na ombreira, gola, cinto e saiote

Esse couro foi comprado na Brotinho Couros na 310 sul. custa uns 30-35 reais o metro.


Eu ainda nao tentei usar os Vinis em cosplays, entao nao sei se o auto adesivo vai ser vantagem ou nao. O couro é bem facil mesmo de usar e de colar com cola de sapateiro, só precisa de um local arejado pra aplicar pq o solvente é muito forte e pode provocar nauseas e tonteira.


O couro tem a vantagem da facilidade de uso, e tambem é mais macio e nao marca quand dobrado com facilidade. o vinil é muito facil amassar, e se colar usando o adesivo dele (que provavelmente seria o ideal) vai ser bem dificil escapar de eventuais bolhas na colagem. alem de eu nao saber se o adesivo vai colar bem no EVA poroso.


bom, é isso aí. resolvi fazer esse post depois de ver esse acabamento aqui 


Jack Daniel e Pri Suicun (http://prisuicun.deviantart.com/)

se quiserem saber os detalhes desse Sagitário entrem no DA da Pri e leiam lá, favoritem os cosplays dela e deixem comentarios.

3 comentários:

  1. O nome da Pri está errado. É Pri Suicun.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite esse material molda com calor? Pq quero deixar bem arredondadinho os acabamentos

    ResponderExcluir