sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tutorial Moldes - Como comecar uma armadura.

Molde das costas

Bom gente, esse nao eh la o melhor tutorial possivel sobre fazer moldes pra construir a armadura, mas vou tentar explicar o melhor possivel com as fotos que eu tenho da V2 de andromeda OCE que eu fiz.

pra comecar, ter o cloth myth ajuda muito, principalmente nas proporcoes. referencias de desenhos podem enganar porque o desenhista muda a forma e a proporcao de acordo com a perspectiva.



antes de continuar vou pedir desculpas pela falta total de cedilhas e acentos, mas meu teclado japones simplesmente nao tem como colocar acentos.




Visualizar as pecas de perto e principalmente junto do boneco ajuda a ter uma nocao do tamanho, da curvatura e do formato.

O proximo passo eh planificar essa forma. Existem algumas tecnicas disponiveis para realizar isso. Eu normalmente vou na raca e na coragem e desenho logo uma forma numa folha de jornal

 Molde do Braco
Desenhado a forma, o proximo passo eh recortar e colocar no corpo e ver se fica boa. Se nao ficar boa, avalie o que ficou errado, e refaca o molde.


 Molde da Joelheira
 Molde da ombreira
Planificar coisas arredondadas e grandes eh bem dificil e vc pode acabar tendo que refazer o molde varias e varias vezes. as vezes vc so percebe que nao fica bom quando ja ta com a peca pronta e tem que refazer a peca inteira.



O peitoral deu bastante trabalho, eu tive que redesenhar varias e varias vezes, e pra piorar eu estava fazendo a armadura sob encomenda para uma menina, entao eu nao tinha como testar o molde corretamente, por isso usei o manequim pra diminuir o erro.
Especialmente a parte da armadura que vai para as costas depois da armadura pronta e pintada eu tive que cortar e emendar pecas para fechar direito e repintar a peca inteira depois que a pessoa provou o cosplay.









Depois de aprovar os moldes de papel, chegou a hora de cortar eles em EVA de 4mm ou de 5mm, mas 4mm eh melhor, mais leve, e mais barato. eu comprei por engano de 5mm pra essa armadura pq nem o vendedor sabia direito a espessura.








Bom, acho que com isso ja da pra entender bastante de como se desenha, recorta e monta as pecas para comecar o seu cosplay.

Eu acho que a parte mais assustadora de fazer cosplays de armadura foi realmente comecar sem saber por onde. Foi parte da minha inspiracao para fazer esse blog, ajudar as pessoas que estao ai tentando comecar e nao sabem exatamente por onde. Voce ate pergunta pro cosplayer no evento e ele te diz como fazer, mas quando voce nunca viu nada eh bem dificil vc visualizar o procedimento.

bom dito isso vou deixar aqui o link pros videos que explicam de maneira simples e didatica e mostram na pratica como fazer os moldes direto no corpo. que pro caso de armaduras de ouro, ou full body armors pode ser bem necessario, mas pra essa armadura de bronze nao precisava e nem tinha como ja que a cosplayer que ia usar a armadura nao estava presente.

Tutorial da Kamui Cosplay que faz armaduras fantasticas e tem otimos tutoriais. Nao esqueca de ativar as legendas pq ela fala alemao XD
http://www.youtube.com/watch?v=M_r2IKnovyI

Tutorial extremamente simples tb que mostra exatamente como fazer moldes no proprio corpo do Goldy Marg
http://www.youtube.com/watch?v=vugy-x0hiGk


aqui um tutorial rapido e pratico de como fazer moldes direto no corpo que eu achei ai nas internet da vida, entao infelizmente nao lembro de quem foi.

bom, acho que por hj eh soh. eu tenho documentado todo o processo dessa armadura V2 de Andromeda e vou soltar mais posts assim que eu tiver mais tempo livre.

podem comentar, ou tb se quiserem entrar no grupo do facebook de cosplays exclusivo de Saint Seiya, ou passem por la e olhem as fotos do pessoal do grupo.
https://www.facebook.com/groups/455444824479598/

19 comentários:

  1. Tá ajudando muito o blog, antes eu ia fazer uma armadura de ouro de escorpião (pra mim) e o de peixes (pra minha irmã)mas eu achei mais complicado, então agora vou fazer uma da Marin e da Shina xD

    ResponderExcluir
  2. cara eu to fazendo a armadura de poseidon e to com muita dificuldade nas pernas,teria como ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, recomendo vc usar os metodos descritos aqui nesse post. é praticamente tudo que vc precisa.
      uma dica básica pras pernas, e deixar o fecho na parte de trás da perna. faça um molde planificado da sua perna (recomendo o metodo mostrado acima de usar um plastico enrolado na sua perna- é a ultima foto), depois transfere esse molde pro EVA, aí em cima dessa base que vc faz os detalhes da armadura. fica tranquilo assim.

      Mas se nao tiver ainda entra la no grupo do facebook que fica mais facil de ajudar, além de ter várias outras pessoas dispostas a ajudar por la tb. SAINT SEIYA THE COSPLAYERS - grupo do facebook.

      Excluir
  3. como faço a armadura de virgem ^^

    ResponderExcluir
  4. Pode me ajudar?, começei a fazer a armadura de virgem, mas como faço para manter aquela parte que passa por cima do braço firme (aquelas "asas" quando a armadura está desmontada), devo usar outro material?
    Outra duvida: que tipo de base devo usar para o elmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu suponho que vc esteja falando das ombreiras que na forma object sao as asas da estatua.
      EVA de 5mm fica na forma tranquilamente. Nao esquece de esquentar o eva e dobrar ele, assim ele fica mais rigido. se ainda assim nao etiver rigido o suficiente, o que eu duvido, vc pode fazer uma estrutura de arame, ou colar papel cartao por dentro. para o elmo eu recomendo vc usar o tutorial da Lilithy cosplay http://www.lilithycosplay.com/tutoriais/55-estrutura-para-a-confeccao-de-um-cosplay.html

      Excluir
    2. uma boa opção de material p ombreiras caneleiras e braços são canos de pvc usado em tubulaçao de agua e esgoto é barato, vc corta c serrinha e molda c calor, simples barato pratico e resistente

      Excluir
  5. Por favor faça uma postagem sobre asas , comecei meu coaplay de Aiacos de Garuda e a parte de fazer as asas ainda me é um graaande misterio . OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao farei nada sobre asas num futuro próximo, mas caso algum cosplay meu tenha asas eu farei. enquanto isso, já existem vários tutoriais de asas na internet já :)

      Boa sorte com seu cosplay, não esqueça de postar lá no grupo do facebook quando terminar, ou vc pode pedir ajuda por lá que alguém com experiencia com asas pode te ajudar.

      Excluir
  6. Você saberia me dizer como fazer as ombreiras do Shun v3 (Saga Hades)? Minhas peças estão praticamente prontas, já no eva de 3mm e eu segui a ideia dos moldes no corpo, contudo a maioria das peças teve que ser almentada...

    Em relação a ombreira o problema são as curvas que ela tem para fora, o modo como estou moldando está falhando miseravelmente... Colocar arame não é suficiente (por vários motivos como o fato dela ter dois movimentos contrários)...

    https://fenixdourado.files.wordpress.com/2011/06/shun_bronze_andromeda3_001.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, aquelas curvas para fora vc tem que cortar o molde longitudinalmente em uma curva, parecido com isso 人 faz isso dos dois lados e depois cola.

      quando vc faz um corte assim a peca sempre resulta em uma curba concava, ou convexa dependendo de pra qual lado vc dobra. eu usei isso pro Shun, pra ombreira V2 do Hyoga ,pra detalhes curvados de uma maneira geral.

      em outra nota, eu olho o blog esporadicamente se vc quer falar comigo mais rapido, fala pela minha pagina do facebook: https://www.facebook.com/RyuudanCosplay

      Excluir
  7. Adorei o tutorial. Queria pedir uma ajuda sua. Eu quero fazer uma armadura só q pra uma boneca barbie, rsrs. Vc axa melhor moldar direto no corpo, ou fazer e depois vestir nela? Pq num sei é possível eu colocar nela. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá eu queria pedir uma ajuda. Eu estava fazendo o cosplay da armadura de aries, mas na parte dos "chifres" , que ficam
    No pescoço da armadura, eu não sei mas

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde eu gostaria de saber qual o material usado para deixar a armadura de Eva liza sem quebrar

    ResponderExcluir
  10. e a primeira armadura que fasso. tentei fazer a do aiolos de sagitario. mais decidi fazer a do shaka de virgem.
    espero conseguir fazer a tempo do evento. valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  11. voce poderia me ajudar a fazer a armadura do milo de escorpião

    ResponderExcluir