terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Tutorial: Revestimento de uma peça com SPANDEX

Bom, eu recebi várias perguntas sobre como revestir as peças do cosplay com spandex.

por fim eu fiz um vídeo mostrando como eu faço e uma explicação mais simples no vídeo.




aqui no blog eu vou explicar um pouco melhor o processo.

O que é SPANDEX?



Spandex é um tecido elástico geralmente usado pra fantasias ou roupas esportivas, que pode ser de qualquer cor, incluindo os nossos tão procurados metálicos. Existem variações de metálico dourado, prateado, verde, azul, roxo, rosa, vermelho, etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Spandex
em portugues:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elastano Nome em portugues é elastano, apesar de comercialmente ser confuso procurar isso.

Onde eu compro Spandex?
No Brasil dificilmente se encontra tecidos com esse nome, então a dica é procurar por Cirrê ou lamê.
http://www.centerfabril.com.br/index.php/tecidos/tecidos-moda/tecido-liso-algodao/lame-laminado-dourado.html

vale lembrar que a qualidade, brilho, elasticidade variam de marca pra marca e de fabricante pra fabricante, então não tem como prever o resultado final se você não ver em mãos ou achar alguém que já fez antes e possa mostrar fotos do cosplay pronto.

site americano:
http://spandexworld.com/c3/catalog/product/1208

Qual o acabamento de um cosplay com Spandex?
Como dito anteriormente o acabamento varia um pouco, mas o brilho metalizado nao é tao intenso quanto o acetato ou o courino metalizado.


Shiryu: Legend of Sanctuary (2014)

Nesse cosplay do Shiryu de LoS (filme 2014) você consegue enxergar o brilho do spandex nos verdes claros. Nos verdes escuros dos detalhes foi usado cetim, e os dourados também são spandex

Shiryu de Libra
Nesse cosplay de Shiryu de Libra foram usados courino metalizado, vinil metalizado e tinta spray dourada e cera metalizadora dourada. Vários tons de dourados foram atingidos dessa maneira e vários níveis de brilho também. As partes mais espelhadas são revestidas com Vinil metalizado (ver post sobre materiais para acabamento

Quais as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de panos?
isso eu farei um outro post depois explicando melhor.

Durabilidade?
O spandex metalizado é feito com vários pedacinhos de algo que dá o brilho, e com o tempo e atrito isso vai saindo. se vc só usar com cuidado seu cosplay e guardar adequadamente o dourado deve durar um bom tempo, mas caso tenha atrito ou fricção o brilho sai rapidinho, além de correr o risco de rasgar o pano. Não é a melhor opção em durabilidade. O couro metalizado também perde o brilho com o tempo mas dura mais e melhor que o spandex, mas nao é elástico dificultando encapar peças arredondadas como ombreiras e escudos.

concluindo:

Existem várias formas de revestir e várias tecnicas diferentes. Eu apresentei aqui uma técnica e um possível acabamento metalizado. Existem vários tipos diferentes de revestimento. Meu objetivo é dar o ponto de vista do que eu já usei e quem sabe ajudar alguém a decidir como fazer seu próprio cosplay.

bom cosplay e divirta-se

6 comentários:

  1. cara muito bom o video voce explica super bem se puder faça outros, só uma duvida posso colar esse pano com cola de contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não consegui bons resultados com cola de contato, mas já vi pessoas que conseguiram. o problema que eu tive é que cola de contato tem que passar no pano e na peça e esperar secar por 10 minutos e daí a cola formava relevo e esse relevo aparece no spandex. a dica pra colar bem o spandex é colar ele somente do lado de trás da peça como eu falo no video. daí da pra usar cola de contato ou super cola, apesar que super cola fica melhor e mais forte.

      Excluir
  2. Oi, será q vc pode dizer onde comprou o spandex? Se ele é nacional ou importado? Obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comprei o spandex que eu uso aqui em kyoto mesmo. No Brasil vc tem que procurar por lame ou cirre pq ninguem usa esse nome. tem no ebay tb, sai mais barato que no site que eu citei.

      Excluir
  3. Onde posso compra o vinil metalizado?

    ResponderExcluir
  4. Onde posso compra o vinil metalizado?

    ResponderExcluir