domingo, 25 de agosto de 2013

Luvas das Armaduras de Saint Seiya



Hoje eu vou tratar de um assunto um pouco mais simples, mas que também preocupa algumas pessoas. eu mesmo sofri pra chegar nesse modelo de luva que eu uso atualmente. então vamos lá, como fazer as luvas:


Luva finalizada


Primeiro vamos ao óbvio. Esse é apenas um jeito de se fazer as luvas. Essa maneira tem as vantagens de ser fácil de fazer, e o resultado fica muito bom em fotos e se visto de uma distancia razoável. pouca coisa em cosplay é feita pra ter tanto detalhe visto de perto, e se vc vai se apresentar num concurso a platéia vai te ver a muitos metros de distancia.



luva de cetim dourado, bom pra armadura de ouro.

para começar, a base é uma luva de cetim, ou como eu tenho feito mais atualmente, uma luva de borracha daquelas de lavar louça. 


Luvas de borracha já amarelas, com a vantagem que se descascar a tinta, elas sao amarelas por baixo


Vantagens e desvantagens: cetim vc vai encontrar em mais cores variadas, a de borracha vc com ctz vai ter que pintar. Borracha muito mais barata, cetim muito mais confortavel. Borracha mais facil de pintar do mesmo tom que o resto da armadura, cetim esta preso ao tom do pano já que nao pode ser pintada. cetim mais confortavel e nao fica suando. cetim é mais elástico entao é mais facil de colocar e principalmente de tirar, porém justamente por essa elasticidade as peças podem se descolar mais facilmente.



 componentes da luva
visão interna da mão


Como começar
primeiro vc precisa das peças que serão coladas na luva. Infelizmente eu nao tenho nenhuma foto delas planificadas, mas elas formam uma base reta, e arredondadas pra cima, igual ao rascunho porco abaixo
rascunho porco

após cortar o EVA, é só aquecer e dobrar para ficar redondo. Para aquecer vc pode usar secador de cabelo, soprador térmico, fogo etc. Nesse passo, vc pode rolar o EVA como se fosse um rolinho mesmo, que é bom que ele fica arredondado e tem uma certa pressão sobre o dedo

depois disso, é só impermeabilizar o EVA e pintar antes de colar.

 



pra colar as peças na luva, é só usar super cola. Eu uso da marca Tek Bond, 5x mais barato que super bonder e muito melhor.
Para colar as peças, vc tem que vestir a luva e usar o tek bond. cuidado que o tek bond esquenta MUITO e pode dar umas queimaduras leves. Nada que tenha deixado marcas, mas pode te assustar na primeira hehehehe

Nas minhas Luvas eu nunca me preocupei com a durabilidade das luvas, mas elas sao as peças que mais sofrem abuso, e as minha frequentemente rasgam quando feitas de cetim. Você pode tentar costurar um reforço ou um acabamento onde vc cortou os dedos para minimizar a chance de desfiar. Ainda mais se vc usa velcro na sua armadura, lembre-se de vestir as luvas por ultimo, pois o velcro gruda no cetim e desfia mesmo e vai rasgando.












7 comentários:

  1. Muito bom, só uma pergunta, o que você usou pra impermeabilizar o EVA? e que tinta usou na pintura? Obrigado, vamos trocar umas ideias, meu E-mail. mortification_carlos@hotmail.com
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usei o básico. cola PVA (cola branca) para impermeabilizar. pra pintar foi tinta spray. esse verde é da colorgin linha automotiva chama VERDE AMAZONAS

      Excluir
  2. Onde posso achar luvas de cetim para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mercado livre, ebay, lojas de fantasia etc, mas ultimamente tenho usado luvas de borracha de lavar louça. duram mais tempo pq nao desfiam com os velcros, mas tem que pintar pra dar a tonalidade certa e a pintura tem que ser retocada o tempo todo.

      Excluir
  3. Oi! Amei sua explicação, obrigada por compartilhar isso conosco, mas queria tirar mais dúvidas com vc, que expessura de EVA vc usou p fzr sua armadura? E onde vc achou p comprar? Pretendo fzr a minha v2 da v3 do Ikki e sou tendo muitas dificuldades para encontrar o material inicial. Grata!

    ResponderExcluir
  4. quais todos os materiais necessários?

    ResponderExcluir