sábado, 7 de setembro de 2013

3D printer - A nova revolução cosplay?

Solidoodle 3

O que é 3D printing? é um método de construção, onde a conceito básico é a deposição de camadas de material para montar uma figura 3D.
Hein?



Existem vários métodos para construir figuras 3D, vamos começar com um básico:

Nossa, incrível! dá pra usar isso pra cosplay?

Sim. dá pra usar, mas existem limitações. Existem vários tipos de impressoras 3D com diferentes processos, mas as impressoras de mesa, ou desktop printers que são as mais acessiveis com preços variando entre 500 a 3000 dólares, usam esse sistema que eu falei antes. As profissionais usam geralmente um pó colocado em camadas e derretido via laser: https://www.youtube.com/watch?v=xgGQ6yZ94Tk essas são muito melhores, mas custam entre 50,000 a 300,000 dólares. Existem serviços como:

Esses serviços vc pode fazer upload de um modelo 3D em formato STL e mandar fazer. Obviamente não é lá tão barato assim e demora de 2 a 3 semanas para ser entregue já que fica numa fila. A vantagem está em comprar peças de outros designers, ou vender as suas e ganhar dinheiro com isso.

As desktop printers usam basicamente plástico e os dois mais populares atualmente são ABS e PLA. ABS é o mesmo material do LEGO, e PLA é um plastico feito de milho (sim isso mesmo). O PLA é mais fácil de mexer que o ABS e além de ser biodegradável e reciclavel, ele não emite fumaça tóxica quando derretido como o ABS que é derivado de petróleo. Cada um tem melhores aplicações que o outro com prós e contras.

Quais as limitações então? antes disso vejam as fotos do meu primeiro teste com minha Solidoodle 3. Teste feitos com ABS












foto comparativa da peça impressa 3D com meu cosplay antigo e uma arte do anime

Aqui já com laterais impressas

Mas então isso é uma maravilha! Sim e não, como eu disse existem várias limitações.
  • tamanho:
    • a maioria das desktop printers tem tamanhos de impressão bem reduzidos na faixa de 15x15x15cm as maiores chegam a 25x25x25cm
  • geometria:
    • não é qualquer peça que fica boa impressa 3D, dependendo da geometria dela, vai precisar de material de suporte. Meus testes precisaram de material de suporte, e isso deixa marcas na peça depois exigindo pós processamento como lixar até a morte. nada que a gente já não faça em cosplays XD
  • Resistência:
    • como não é plástico fundido, a resistência entre as camadas é muito baixa, então dependendo da peça vc pode acabar tendo uma peça bem frágil
  • Tempo:
    • as impressões demoram muito para serem concluídas. meus testes demoraram 4 horas cada lateral e 2 horas pra peça frontal, totalizando 10 horas de impressão para essas 3 peças
  • pós-processamento:
    • as peças não saem prontas apesar do investimento de dinheiro e do tempo modelando um arquivo 3D
    • as camadas são visíveis, PRECISA lixar 
    • material de suporte marca a peça e se a peça for muito frágil vc pode acabar quebrando a peça ao tentar remover o material
Todas essas limitações se esvaem em uma impressão de sinterização laser, mas fica bem mais caro ficar encomendando coisas da shapeways.

Mas então tem muitas limitações...
Vale a pena?

Essa é a pergunta que eu estou tentando responder. Eu provavelmente vou imprimir mais peças para cosplay e vou postando os progressos por aqui e principalmente na minha página do facebook: https://www.facebook.com/RyuudanCosplay

Outra idéia para superar algumas limitações é usar casting. Usar a impressão 3D mesmo que em várias peças para molde. Eu acredito que esse é o caminho mais viável, pois casting é muito mais rapido e reproduzivel que impressoras 3D

Eu continuarei me aventurando nas técnicas novas o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário