sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como planificar ombreiras com curvas em mais de uma dimensao

Ok, esse eh um post super rapido que eu fiz por causa de uma pergunta num comentario.
A pergunta era: Como fazer as ombreiras concavas da armadura de Libra?

bom, nao vou colocar aqui exatamente os moldes da ombreira de Libra, mas sim um jeito bem generico de como fazer esse tipo de curva planificada.

vamos comecar com o que seriam as dimensoes que eu falo. Eu inventei esse jeito de se referir as curvas, entao se vc souber de um jeito melhor de se referir pode me falar que eu edito o post.
enfim, primeiro quando vc lida com materiais que sao feitos em chapas ou folhas, eh bem facil dobrar eles em apenas um eixo. Pegue uma folha de papel e repare que facilmente vc dobra ela em um eixo, mas na hora que vc tenta dobrar ela em dois eixos, o papel vai amassar. Isso acontece com qualquer material: tecidos, EVA, PVC etc.

entao como planificar uma dobra em mais de uma dimensao?


 A resposta pra isso eh fazer cortes no material e depois colar essas partes juntas. abaixo um exemplo pratico para visualizar mais facil


Usei um pedaco de panfleto que eu tinha aqui na mesa

notem que o corte interno eh curvo. quanto mais aberto esse corte, mais angulado vai ficar a sua peca final.





eu acho que ja da pra se ter uma ideia de como fazer. Toda e qualquer peca de cosplay que seja uma curvatura complexa pode ser feita desse jeito caso seu material nao seja deformavel. EVA pode ser deformado, mas as vezes eh mais simples simplesmente cortar dessa maneira que tentar fazer deformacoes, principalmente se sao grandes areas.

e pra terminar por hj, aqui vai so uma simplificacao de como eu fiz a peca do peitoral de Libra que a mesma pessoa me perguntou tb. o desenho esquematico da barra tripla das costas ia demorar muito pra fazer agora, entao fica pra um proximo post.

quer interagir com cosplayers de Saint Seiya? entre no nosso grupo no Facebook aqui Discuta, pergunte, e compartilhe seu sofrimento junto com outras pessoas sofrendo tb tentando fazer armaduras.

4 comentários:

  1. parabéns pelos trabalhos meu camarada.... curto muito criar armaduras, maquiagens de zumbi, cicatrizes e etc...
    sou muito amador ainda nisso tudo, mas fazer o que se é uma coisa que me amarro em fazer né...
    rs
    como sou mais humilde vou todo na base da colação de papelão e papel pra depois emassar e fazer o acabamento...
    a primeira coisa que fiz, foi uma armadura de "gladiador" com capacete e lança, pra ir em uma festa a fantasia com minha ex, ficou muito chinfrim mas muitos brincavam gritando "This is Spartaaaa"... rsrs
    hoje aprendi com vc um jeito muuuuuito melhor e mais bonito para fazer ombreira...
    valeu mesmo...
    seria uma boa se vc começasse a fazer video com passo a passo, pq sou meio lerdo e pra entender gastei uns 3 papéis aqui.. hehe..
    abraço ai e boas criações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. quanto a vídeos, eles dão mais trabalho pra fazer que tutoriais escritos. Concordo que ficamais fácil as vezes, mas texto e imagens são mais acessiveis que vídeos. eu pretendo fazer um walktrough completo da minha próxima armadura. Deve acontecer só em 2014 entretanto.

      Excluir
  2. Obrigado. boa sorte com seu cosplay o/

    ResponderExcluir
  3. LOL, stalker feelings. brinks XD da nada, daqui a pouco vc ta fazendo cosplays melhores que eu, lembre-se de fazer seus próprios tutoriais e ajudar mais pessoas tb.

    ResponderExcluir